terça-feira, 21 de junho de 2016

Qual o problema?

Qual a dificuldade de tratar um casal em busca da fertilidade com o mínimo de humanidade e consideração? Sei que os profissionais dessa área precisam ser altamente especializados e técnicos, mas acredito ser possível conciliar técnica com humanidade, ter o mínimo de delicadeza no trato com as pessoas. Ora, antes de sermos potenciais clientes somos pacientes, isso não deve ser esquecido. Esses profissionais são médicos (dom abençoado) e no caso de fertilização buscam trazer a vida, mas infelizmente para alguns a FIV se tornou um mercado muito lucrativo (money, money, money). Claro que entendo que é a carreira do médico, ou seja, fruto do seu sustento, então, normal visar lucro e ter ambição, o problema está quando apenas isso importa.
Passei por alguns médicos bem arrogantes e por mais conceituados que fossem não consegui continuar com eles. Na minha profissão aprendi que as pessoas arrogantes deixam de prestar atenção nos detalhes e é aí que passam a errar quando pegam um caso diferente, algo mais raro. Sabe naqueles momentos em que precisamos trocar ideia com outros profissionais, estudar um caminho diferente? Pois é, pessoas arrogantes não conseguem fazer isso, pois seria necessário ter simplicidade de coração para reconhecer a necessidade de mudar de estratégia e até eventualmente pedir ajuda. E a FIV apesar de ter o protocolo geral, o qual todos os médicos dessa especialidade devem conhecer, é um procedimento de detalhes, que necessita de um olhar cuidadoso para cada paciente, não dá para aplicar o mesmo método com todas as pessoas.
Depois de muita procura resolvi ir num médico (indicação de uma amiga querida) muito conceituado no meio profissional e querido pelas pacientes, em muitos relatos as pessoas ressaltavam a sua humanidade e competência. Gostei disso e marquei uma hora. Olhou os 66 exames, inclusive comentou a maioria deles, explicou-me detalhes de coisas que nem imaginava. 

Meninas, pesquisem muito sobre os profissionais que vão conduzir o tratamento de vocês para não cair nas mãos de oportunistas. FIV é um procedimento caro que sobrecarrega a mulher fisicamente e emocionalmente e é pesado para casal em vários sentidos, principalmente quando começam a surgir imprevistos. Claro, todo profissional terá seus prós e contras, afinal são humanos, apesar de alguns acharem que não são...kkk



FIV faz a gente ter uma visão diferente da vida, ensina a não relativizarmos a dor do outro. 
Só quem passa por isso sabe quantas coisas estão envolvidas. Muitas vezes ter filhos é o maior projeto da vida de uma pessoa (o meu é).

Então,fica a pergunta: Qual o problema ter um olhar generoso e gentil por essas pessoas tão sensibilizadas? 

"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante". Charles Chaplin

Rumo ao positivo...

e-mail: fivamadurecimentodaalma@gmail.com



10 comentários:

  1. Se tem uma coisa que aprendi foi a não relativizar a dor do outro. Que bom que encontrou um médico em quem confia, isso é realmente muito importante. Já tendo passado por quatro clínicas de fertilização, acho mesmo que falta um tratamento mais humanizado de forma geral. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei assustada quando conheci essa área de fertilização, como os médicos são frios, insensíveis e muitas vezes mal educados. Eles esquecem que são humanos e que um dia também precisarão da generosidade e do cuidado do outro. Uma área como essa precisa de mais médicos delicados e cuidadosos. Espero que um dia isso mude. Beijos.

      Excluir
  2. Olá! Concordo plenamente com você. Este é um ramo da medicina que merece uma atenção muito especial e humanizada. Acredito que não só pelos médicos, mas por todo o corpo de funcionários da clínica.
    Vivi momentos super tensos durante a minha tentativa de FIV e me decepcionei muito com os profissionais da área. O corpo de funcionários da clínica então, nem se fala, totalmente insensíveis. Não queria ser carregada no colo, mas gostaria de ter tido pelo menos um tratamento mais acolhedor, pois sobrevivi no limite do stress e ansiedade naqueles dias.
    Mas que bom que se identificou com seu médico. Isso é muito importante!
    Deus a abençoe!
    Retribuindo a visita. Amei seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de achar esse médico passei nas mãos de cada um, apavorante. Não entendo por que agem dessa forma, a vida é mais que dinheiro. Obrigada pela visita. Eu tb amei seu blog, identifiquei-me com vc. Vou acompanhá-la. Beijos e que Deus conceda o nosso positivo. Beijos

      Excluir
  3. Caramba, não sabia que as coisas funcionavam tão friamente...
    Que bom q encontrou um profissional bacana e interessado =)

    ahh, linda frase!

    ResponderExcluir
  4. Oi, é uma área bem carente de humanidade e delicadeza, infelizmente. Espero que isso se modifique com o tempo. Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo depoimento! Me identifiquei muito. Se puder compartilhar que médico é esse que demonstrou humanidade, seria de grande valia, pois tenho me deparado com médicos arrogantes e que me deixam cada vez mais desanimada. Hoje voltei arrasada de uma consulta em que o profissional deixou a mim e ao meu marido aguardando um bom tempo e depois enviou a assistente para começar o atendimento em seu lugar. Na hora em que nos passaram os valores, não segurei o choro pela forma como a coisa toda é feita e exposta. Não é a nossa primeira tentativa. É a quarta. E a frieza se repete. Falta cuidado, acolhimento e humanidade - e bem neste momento de extrema vulnerabilidade. Por profissionais mais humanos! Paula (email: paulabravosq@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, é difícil mesmo. Dos vários médicos que fui, conheci dois bem humanos, sendo que um deles é TOP. O nome dele é Dr. Fernando Prado, da clínica neovita, tel: 11 5052-1000.
    Ele é um anjo e a condução do tratamento foi incrível, fiz a segunda fiv com ele. O melhor que já fui.
    Segue meu email, caso queira conversar: fivamadurecimentodaalma@gmail.com
    Que Deus abençoe nosso positivo.
    Beijos

    ResponderExcluir