sexta-feira, 3 de junho de 2016

Trombofilia parte 2

Trombofilia é uma alteração no sistema de coagulação do corpo que ocasiona maior propensão a desenvolver coágulos ou trombos, e pode ser hereditária ou adquirida.
Na gravidez as mulheres tem uma hipercoagulabilidade natural, fundamental para garantir que após o parto a contração uterina ajude a encerrar a hemorragia que acontece após a saída da placenta*. No entanto, as mulheres grávidas com trombofilia apresentam um maior risco de desenvolverem complicações na gravidez ou no pós-parto e por isso em alguns casos devem ser acompanhadas e tratadas.
Eu demorei muito tempo para ter o diagnóstico, pois fui negligenciada por médicos que ignoraram a história da minha família e o meu aborto, e com isso muitos anos se passaram. Até que, graças a Deus, encontrei dois médicos incríveis, um reumatologista e outro hematologista, que passaram a investigar a trombofilia.
Seguem relacionados todos os exames que realizei para investigar a trombofilia e para pesquisar outros anticorpos devido ao Fator Anti Nuclear reagente (FAN), que isolado não possibilita o médico fazer diagnóstico, apenas o ajuda a considerar ou descartar outras doenças.

Investigação de Trombofilia
Investigação FAN Reagente
Hemograma
SSB/LA, Auto Anticorpos Anti
Beta-2-Glicoproteína I, anticorpos IgG e IgM
SSA/RO, Auto Anticorpos Anti
Homocisteína
SM, Auto Anticorpos Anti
Cardiolipina IgG, auto anticorpos
RNP, Auto Anticorpos Anti
Cardiolipina IgM, auto anticorpos
Fator Reumatoíde
Proteína C Funcional
Complemento Sérico C4
Proteína S Livre
Complemento Sérico C3
Anticoagulante Lúpico
Antiestreptolisina "O"
Mutação no gene da Protrombina
DNA Nativo, Auto-anticorpos Anti
Mutação Gene Metilenotetrahidrofolato Redutase (MTHFR)
Hemossedimentação
Antitrombina III
Fator Anti Nuclear - FAN (repeti o exame)
Proteína C Reativa

Fator V Leiden

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (PTTa)

Cardiolipina, Anticorpos IgA

Eletroforese de Hemoglobina

Fator VIII**

Polimorfismo PAI-1

Eletroforese de Proteínas



Os exames marcados de vermelho foram os que deram alterados, darei mais detalhes sobre eles no próximo post.
No dia 30/5/2016 fui ao endocrinologista que solicitou mais seis exames (Anti-TPO, Anti-Tereoglobulina, TSH, T4 livre, FSH, Progesterona), que farei oportunamente. Informou, ainda, que o Anti-Tireoglobulina alterado mesmo com os outros exames normais pode estar relacionado a abortos, entendimento controverso entre os profissionais. Espero que o meu esteja normal.


* http://guiadobebe.uol.com.br/o-que-e-trombofilia/
**O meu exame fator VIII deu abaixo do valor de referência. Os médicos me explicaram que isso pode ocorrer para quem tem o tipo sanguíneo O.


http://drluizclaudio.blogspot.com.br/2011/03/como-entender-o-resultado-positivo-do.html?m=1

2 comentários:

  1. Após o negativo da minha fiv, fui pesquisar trombofilia... Descobri que tenho o MTHFR homozigoto na A1289C, PAI1 4G/5G, fatores VIII e IX elevados.

    Pelo menos agora, com a descoberta desses nossos problemas, podemos tratar né. Pelo menos fazer algo para evitar outra perda. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb penso assim como vc. Meu médico fala muito que agora sei o que combater. Rumo à nossa gravidez saúdavel.

      Excluir