domingo, 24 de julho de 2016

Sim, é permitido...

Percebi que atualmente a sociedade não permite o sofrimento.  A ideia difundida é de que sempre teremos que ser felizes e superar as coisas rapidamente, mas a realidade não é essa. Essa imposição dos tempos modernos talvez seja a causadora de tanta angústia nas pessoas. A dor faz parte da existência humana e muitas vezes só conseguimos sair dela quando assumimos a sua presença sem máscaras ou subterfúgios.
Meus últimos dois anos foram bem complicados. Sendo que os últimos dois meses foram especialmente difíceis, pois meu pai faleceu, meu trabalho alcançou o auge do estresse e a minha FIV deu negativo após duas induções, detalhe sem embriões excedentes para congelar.
Nesse tumulto todo senti uma tristeza profunda e as pessoas começaram a sufocar-me com palavras vazias e algumas vezes frias. Percebi que algumas colocações embora revestidas como um consolo foram proferidas para magoar-me, fora as insinuações de que eu estava sofrendo à toa ou fazendo drama.


Poucas pessoas têm conhecimento de que estou fazendo tratamento para engravidar e mesmo assim escutei tanta coisa patética absurda. O que mais ouvi foi: "Cuidado para isso não atrapalhar o seu casamento ou trabalho", "Faz parte", "Por que não relaxa", "Existe coisa pior"... É muito fácil falar essas coisas quando a própria vida deu certo. Quando essas pessoas estão com seus filhos e não tiveram suas expectativas frustradas por "anos a fio", seu corpo sobrecarregado de remédios e sua mente dominada pelo medo, pela ansiedade e pela angústia. Um dia desses perguntei para minha médica como ela se sentiria caso não pudesse ter tido os três filhos que tanto ama. Pedi para que imaginasse como seria se aquele dia em que decidiu engravidar estivesse se perpetuando até hoje sem sucesso. Na hora que escutou isso ela olhou para mim com a cara assustada e disse que nem conseguia imaginar como seria passar por isso. Pois é, o problema está na incapacidade que a maioria das pessoas tem de se colocar no lugar do outro. Fora que algumas se esqueceram que são humanas e que um dia precisarão da compreensão e da compaixão do outro, pois de uma forma ou de outra a dor invariavelmente chega para todos. Como já disse em outros posts, para alguns ter filhos é o maior projeto/sonho de vida. O impacto emocional de passar anos em busca da fertilidade é o mesmo de uma doença. 
E nesse contexto me permiti sentir a dor como ela era, passei um mês e meio vendo a vida bem preta, fazendo só o necessário.
Refleti muito, e como o tempo não para e não tenho a menor vocação para ser vítima ou para perder as rédeas da minha existência comecei a procurar caminhos para recomeçar a minha vida como um todo.  Voltei a malhar, a frequentar o centro espírita e a fazer leituras edificantes. Como estava ficando doente na loucura profissional em que estava inserida eu formalizei meu pedido de transferência de setor, afinal sempre fui uma ótima profissional e tinha essa prerrogativa, não podia continuar esperando ajuda de uma chefia que não se importava. Marquei retorno no meu médico para traçar uma nova estratégia para recomeçar a FIV. Comprei dois ótimos produtos da skincelticals "prevent" para passar no rosto, um durante o dia e outro à noite. Marquei salão para cuidar dos cabelos e comecei a tomar vitaminas e geléia real para os óvulos. 
E assim comecei a escalar a parede do poço no qual havia caído com a cara no chão. Confesso que em alguns momentos as coisas ainda estão cinzas, mas já estou bem melhor, graças a Deus!
E tudo isso só foi possível porque me permiti sofrer de verdade e a partir daí ter uma nova consciência sobre mim mesma. 
Nós fivetes somos mulheres muito corajosas e guerreiras e não podemos nos esquecer disso.
Então, digo:
Sim, é permitido sofrer sem culpa e sem medo para só depois seguir em frente.


18 comentários:

  1. Você se incomoda de me passar seu e-mail? Acho que temos tanto pra conversar, li seu texto e enxerguei nele tantas vezes!
    Já falei sobre isso com o meu marido: de como a sociedade valoriza o tempo todo a mãe e a maternidade e como propagandas e afins que dizem que só quem é mãe conhece a verdadeira felicidade são cruéis! Pois existem mulheres como nós, que querem mais do que tudo passar por isso e não podem. Isso nos faz menos valorosas? Ninguém é capaz de lembrar que nós existimos.
    É muito simples dizer pra relaxar, pra não focar nisso, pra não fazer disso o centro da vida. Mas é fácil pra quem não vive isso. Pra quem não dorme todas as noite sonhando com uma gravidez e acorda todos as manhãs sem que ela aconteça.
    Sinta-se abraçada. Eu entendo a sua dor.
    Mas apoio muuuito essa sua retomada!
    Um beijo bem grande!

    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,nós vamos conseguir nosso positivo em breve e essa fase, com a graça de Deus, ficará apenas nas nossas lembranças.
      Segue meu e-mail, tb me identifico muito com vc.
      fivamadurecimentodaalma@gmail.com
      Beijos carinhosos

      Excluir
  2. Nossa meus olhos se encheram de lágrimas tudo que estou passando e oque ouvimos e de doer no meu caso várias pessoas falando tu tem que ter outro filho coitada da tua filha não tem irmãos e por aí adiante tenho vontade de mandar a m****me desculpa mas as vezes estamos esgotadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, o bom senso de algumas pessoas passou longe. Tb fico esgotada com esses comentários e cobranças. Tenho fé, teremos nosso positivo.
      Beijos carinhosos

      Excluir
  3. Oie... vim conhecer e acompanhar seu cantinho.

    Disse tudo... acho que temos direito de sofrer...

    eu estou sendo relativamente forte... ou finjo estar porque acho que algumas pessoas merecem o nosso esforço. Porém é sempre difícil... e quem nos ama de verdade vai entender nosso sofrimento, assim esperto.

    boa sorte na sua jornada... e força! todas nos precisamos... beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andie,temos sim que ter muita força nessa jornada. Creio que em breve Deus nos dará o nosso positivo.
      Obrigada pela visita.:)
      Beijos

      Excluir
  4. Tentantes são guerreiras, sempre =)
    Que toda essa dor se transforme em estímulo pra seguir adiante ♥

    ResponderExcluir
  5. Tenho me questionado sobre esse nosso sentimento típico de tentante já a algum tempo.
    Confesso que, às vezes, nem eu encontro legitimidade em senti-lo. Entro na paranóia da sociedade e acho que ao meu redor existem casos mais tristes e que eu não devo sofrer tanto por isso.
    Algo louco, né? Não nos permitimos sofrer por isso... Porque será?
    Por mais que às vezes eu me canse de pensar assim e me permita sofrer, lá no fundo sempre fica aquela cobrança de que eu não devo me sentir assim.
    Obrigada por abordar este assunto. É bom refletir sobre isso. Nos faz seguir novos rumos e não se cobrar tanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, depois de td que passei percebi que precisava sentir a dor exatamente como ela era para só assim poder me reerguer. A busca pela fertilidade nos sobrecarga fisicamente, financeiramente e principalmente emocionalmente. E quando as etapas dão errado e o tempo começa a passar sem resultado nada mais natural que sentir uma tristeza, às vezes mascará-la pode ser pior. E graças a Deus, nós mulheres guerreiras levantamos e recomeçamos a luta com fé e confiança.
      Deus concederá o nosso positivo. Na fé!!!
      Beijos carinhosos

      Excluir
  6. Me sinto exatamente assim, presa numa vida cinza. Mas estou aos poucos encontrando forças para buscar outras coisas. É muito bom ler um relato como o seu e fico verdadeiramente feliz que esteja conseguindo se reerguer. Eu também vou conseguir. Nós vamos conseguis. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São momentos de muita dor e desgaste, mas tenho certeza que vai se reerguer. Às vezes precisamos ir até o fundo para levantarmos mais forte e com a mente mais limpa. Em breve terá o seu positivo. Vc está nas minhas orações. Vamos conseguir gerar e dar a luz a filhos saudáveis.
      Obrigada pela torcida.
      Beijos carinhosos e fique com Deus!

      Excluir
  7. Não li tudo sobre suas perdas mas a considero uma mulher forte e capaz. Faz dois dias me internei para fazer um aborto com citotec e não precisou de curetagem. Estou sem vida na alma. Meu corpo se move mas o resto parece morto. São três abortos espontâneos já fiz muitos exames e todos deram tudo certo. Vou procurar um geneticista e hematologiSta e ver no que vai dar. Agora me sinto muito triste! Força para todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, sinto muitíssimo por sua perda,sei o quanto dói. Natural sentir-se assim, mas vai passar.
      Desejo que Deus conforte seu coração e lhe dê força para recomeçar. Vc conseguirá dar a luz a um filho saudável, com a graça do Senhor. Vou inclui-la nas minhas orações.
      Acho muito válido procurar um hematologista e um geneticista, volte para contar como foi.
      Fique com Deus!
      Beijos carinhosos.

      Excluir
  8. Me emocionei muito com sua história, e estou torcendo por você. Também estou tentando um filho a um ano sem sucesso. Mas tenho fé. Deus sabe de todas as coisas e ele vai nos abençoe. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, obrigada pela torcida e carinho.
      Com a graça de Deus teremos nosso filhinho em 2017.
      Vc já fez algum exame?
      Beijos,
      Ptt (Fiv-Amadurecimento da Alma)
      http://fivamadurecimentodaalma.blogspot.com.br/?m=1

      Excluir
    2. Obrigada por compartilhar sua história ela é inspiradora! A suas palavras tem me fortalecido! Também sou nessa caminhada!

      Excluir
    3. Tharysane, vc está em qual fase do tratamento? Teve indicação para realizar tto de fertilidade por qual motivo?
      Obrigada pelas suas palavras. Estamos aqui para nos ajudar, fazer a caminhada ser mais leve.
      Deus vai abençoar nosso positivo.
      Fique com Deus!
      Luz e paz!
      Beijos

      Excluir