domingo, 30 de abril de 2017

E aí, FIV engorda?

FIV engorda...


...eis a questão.
*
Pergunta fatídica que me fiz a cada uma das etapas das minhas FIVs. Essa pergunta provavelmente é feita, ao menos uma vez, pela maioria das mulheres que se submetem a fertilização.

O Dr. Fernando Prado antes do início das induções mandou-me algumas orientações por e-mail e dentre elas continha o seguinte texto: 

"Inchaços e drenagem linfática: Um dos efeitos da estimulação ovariana é a retenção de líquidos, que pode ocasionar  inchaços (edemas), leve desconforto abdominal, dor nas mamas e um ganho de peso pequeno  (2 a 3 kg).Porém não se preocupe: não é gordura! É apenas líquido e o peso volta ao normal após uma ou duas semanas. Para aliviar o edema, o melhor tratamento estético é a drenagem linfática, que consiste em uma massagem que ajuda a reduzir esta retenção de líquido do corpo. A drenagem linfática é liberada durante o período da estimulação ovariana, mas deve ser realizada apenas nas regiões dos braços, pernas e costas. Não deve ser realizada no abdome, devido à proximidade dos ovários nessa região".

Na minha indução utilizei Gonal-F,  Menopur, Orgalutran, Ovidrel (falei sobre o protocolo utilizado na minha última estimulação ovariana no post: Vibrando positivamente...). Não tive muitos efeitos colaterais nessa fase, senti a barriga um pouco mais inchada e dura nesse período e um pouco de inchaço nas pernas, nada mais, graças a Deus.
Após a punção fiquei uns dias inchada e o intestino desregulou um pouco, o que deu uma variação na balança em torno de 1kg. Outro efeito ruim que tive depois da punção foi queda de cabelo, que foi controlada após algumas semanas com uso de medicação para recuperá-los, graças a Deus! 

Após 11 dias da punção a menstruação desceu e meu corpo voltou ao normal. Ocasião em que iniciei a preparação do endométrio com primogyna e oestrogel. Dias depois do início dessas medicações também tive um certo inchaço abdominal, mas nada muito significativo. Como falei no post E assim sigo a minha caminhada..., o preparo do endométrio precisou ser interrompido devido à elevação da progesterona, chamada de luteinização prematura. Entre o cancelamento do preparo do endométrio e a espera pela próxima menstruação descobri uma loja que vende a tentação do dadinho, lembram dele?
Consumir com moderação,
perigo para silhueta
Gostinho da minha infância, passei consumi-lo sem educação e claro que seus efeitos foram sentidos na minha silhueta, ou seja, o que me fez desregular um pouco meu peso foi deixar a emoção do momento interferir no meu apetite e não propriamente as medicações.

Quando percebi o risco de comer dadinho numa fase em que estamos frágeis e podemos com facilidade perder a educação ao consumir esse tipo de alimento, peguei tudo, joguei fora e marquei uma consulta de emergência com a minha nutricionista, que passou uma dieta de desintoxicação do dadinho...😆

Aos poucos fui recuperando o equilíbrio entre o alimento e o corpo. Até que apliquei o Lupron Depot 3,75 mg, que faria o corpo ter uma espécie de menopausa química (post: Nova estratégia para preparar o endométrio ). Apliquei o medicamento e mais ou menos 10 dias depois senti um inchaço significativo no corpo todo (2,5kg de variação na balança, achei muito), secura vacinal, intestino irritado e rompimento de uns pequenos vasinhos da perna e do tornozelo. Quando percebi essas alterações, por alguns momentos minha autoestima balançou, mas levantei a cabeça, era só uma fase e foquei no resultado que almejo.Tudo por um objetivo maior, né? Ver minha barriga crescer com o(s) meu(s) bebê(s). 

Nos últimos anos me submeti a três induções, duas punções, três preparos de endométrio e pude perceber que no meu corpo houve sim retenção de líquido que alterava a balança, mas que sempre voltava ao normal. O que na verdade me fez engordar um pouquinho em algumas fases foi desregular na alimentação (muitas vezes fruto da expectativa que o tto causa) e por ter diminuído a prática de atividade física. Em alguns momentos senti a necessidade de diminuir a atividade física, seja por sentir os ovários pesados durante a indução seja por ter a necessidade de canalizar minha energia.

Vamos que vamos rumo ao positivo. 


💕✨Luz e paz para todas!!!✨💕

e-mail:fivamadurecimentodaalma@gmail.com

* Imagem extraída do google imagens - "emoji".



4 comentários:

  1. Eu não gosto de dadinho hehe... mas conheço muitos viciados =)
    Eu acho que eu engordei com ansiedade de esperar o beta. E quando peguei negativo... Mas na indução e tal acho que não :)

    beijos e linda semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tto que além do desgaste físico, emocional e financeiro também mexe com a autoestima da mulher. Achei que o preparo do endométrio é o pior momento para a mulher, quando o assunto é a balança.
      Um grande beijo e fique com Deus!

      Excluir
  2. na primeira FIV eu não engordei nadinha.
    Na segunda, nada durante a indução. Mas na tentativa de preparo do endométrio, 3 kg! E parece que eles grudaram em mim... Pior saber que ainda vou fazer outro preparo, então já sei que virão mais uns 3. O estradiol injetavel acaba comigo... Muitos efeitos colaterais, inchaço, seios doloridos...
    Tudo bem, é uma fase. SE der certo, não me importarei com os quilos a mais, que se Deus quiser, serão bem mais do que 3!
    Um beijão.
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, na indução senti pouco efeito,mas o preparo do endométrio...
      Com a graça de Deus valerá muito todo esse esforço, seremos mamães. Beijos carinhosos e fique com Deus!

      Excluir