sábado, 15 de junho de 2019

FIV - Quando começar a diminuir o uso da progesterona


Como toda fivete sabe, a progesterona é um hormônio fundamental para gravidez e muito utilizado nos tratamentos de reprodução humana. 

Mesmo depois do positivo continuei utilizando esse hormônio duas vezes ao dia até que chegou o momento de diminuir o seu uso. Confesso que tive um certo receio quando chegou o momento de pará-lo. Por isso, na época fiz diversas perguntas ao Dr. Fernando Prado. Como, por exemplo, se numa FIV os ovários não produzem hormônios? Se é por isso que é necessário ter suporte de medicamento até a placenta assumir a função? Com quantas semanas a placenta começa a produzir os hormônios e assume a função sozinha... Lembro que na ocasião  havia achado pouca coisa sobre isso na internet.


Então, decidi postar aqui as informações que o Dr. Fernando me passou, segue transcrito.

“...na FIV os ovários podem produzir hormônios sim. Quando fazemos o chamado ciclo curto, aquele que usamos os análogos antagonistas do GnRH (Cetrotide ou Orgalutran) os ovários produzem uma parte dos hormônios e os medicamentos fazem o resto.
Porém, se o ciclo de FIV for ciclo longo, onde é usado o análogo AGONISTA do GnRH (Lupron, Synarel, Gonapeptyl etc), há um bloqueio completo da produção de hormônios pela hipófise. Mas aí os ovários irão produzir secundariamente às injeções que estimulam a ovulação.
Quando fazemos a coleta dos óvulos, são aspirados junto com eles as células da granulosa, que são as responsáveis pela produção hormonal. Então é preciso suplementar progesterona quando vamos transferir a fresco.
O que acontece em um ciclo para TEC é diferente. Se não for ciclo natural, a ovulação está bloqueada e os ovários não produzem progesterona. Temos que suplantar com utrogestan, crinone ou evocanil.
Uma vez implantado o embrião, sua placenta já começa a produzir hormônios, mas em dose baixa. Isso vai subindo até chegar em um nível adequado após 8 ou 9 semanas. Com 12 semanas a placenta já produz muita progesterona e não precisamos mais suplementar.
Por isso vamos reduzindo aos poucos a partir da 8a. semana. A placenta vai aumentando e nós vamos reduzindo a suplementação. Com 12 semanas não precisa de mais nada.”


E assim fiz e deu tudo certo! Espero que seja útil para vocês da mesma forma que foi para mim. 



No próximo post vou contar como foi a gestação. 

Muita luz e paz a todas! 

Beijos 

6 comentários:

  1. Olá quanto tempo!! Imagino que já esteja com os babys nos braços e agora o tempo seja escasso...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary. Nasceram sim, graças a Deus! Apesar do tempo escasso, pretendo voltar a escrever no blog. O próximo post será sobre a gestação e o pós parto de gêmeos. Tantas coisas para contar.
      Como vc está?
      Beijos e fique com Deus!
      Ptt

      Excluir
  2. Que ótimo saber que vc não vai abandonar o.blog!! Eu estou bem e na busca do meu segundo filho, perdi uma gestação bem no início em novembro e de lá pra cá descobri minha falência ovariana, nem FIV para mim r(com óvulos próprios) iniciei uma mas cancelamos pois não tive folículos.
    Estou aguardando pra ver o que Deus me.reserva!!
    Estarei sempre visitando aqui pra ler sobre as novidades, sua gestação e parto dos gêmeos!!
    Deus os abençoe grandemente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre.
      Sinto muito pela sua perda! Sei como mexe com a gente! Que Jesus conforte seu coração.
      Vc pensa tentar uma nova FIV com outros medicamentos ou até mesmo uma ovorecepção?
      Para Deus nada é impossível! Quem sabe vem um positivo quando menos esperar. Torcendo e vibrando positivamente por vc.
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir
    2. Obrigada pelas palavras, só quem passa por uma perda gestacional sabe o quanto é doloroso, sendo primeiro, segundo ou terceiro, creio que não exista distinção da dor. Não penso em insistir com meus ovulos até por conta da idade, 42 anos, parte financeira pesa bastante tbm. Além de que eu tenho ctz que Deus falou comigo nesses últimos tempos e eu sei que Ele sabe da minha dor, não falando em religião, respeito a escolha de cada um, mas tenho ctz que Ele me mandou muitas respostas aos meus questionamentos e meu coração está tranquilo, eu vou esperar os planos de Deus se cumprirem!
      Vc é uma pessoa que emite "luz e paz" verdadeiramente sabia??!! Não há conheço o que sei de vc é o que li no blog, mas suas palavras transmitem paz!! Deus abençoe sua vida e de sua família!!

      Excluir
    3. Confiar em Deus é o melhor caminho, concordo com vc! Agradeço imensamente as palavras e o carinho. Fico comovida. Escrevo com todo o meu coração.
      Que Deus abençoe a vida de todos nós! Amém.
      Vamos sempre nos falando. Gosto muito de trocar msgs com vc! Coisa de Deus mesmo!
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir