domingo, 12 de junho de 2016

Avaliação da Fertilidade do Casal - parte 1 Histerossalpingografia e Anti-Mülleriano (AMH)

Dando continuidade à saga em busca da maternidade eu e meu marido realizamos os exames para avaliar a nossa fertilidade. Nessa etapa fizemos ao todo 46 exames*, sendo que eu fiz 36 e o meu maridão 10. Até na quantidade de exames a vida do homem é mais fácil, não acham? Mas vamos lá, tudo pelo baby esse é o meu lema.
Segue a relação dos exames. O plano de saúde não cobriu apenas dois: dosagem do hormônio Anti-Mülleriano e a Histerossalpingografia.

MEUS EXAMES FERTILIDADE
HEMOGRAMA
GLICOSE
PLAQUETAS CONTAGEM
RUBEOLA IGG E IGM
GRUPO SANGUINEO
HCV ANTI IGG
FATOR RH
TOXO IGG E IGM
COOMBS INDIRETO
CITOMEGALOVIRUS IGM
TEMPO DE SANGRIA
RUBEOLA IGG E IGM
TEMPO DE COAGULAÇAO
HERPES SIMPLES IGM
TEMPO DE PROTROMBINA
CHLAMYDIA TR IGM IF
TEMPO DE TROMB PARC
NEISSERIA CULTURA
VDRL
MULLERIANO HORMONIO
HTLV I E II ELISA
ESTRADIOL
TSH - ULTRA SENSIVEL
FSH
T4 LIVRE
LH
PROLACTINA
HBS ANTI
PROGESTERONA
HBC TOTAL ANTI
HIV 1 E 2 AG/AC
HBC IGM ANTI
HBSAG
HCV ANTI IGG
HISTEROSSALPINGOGRAFIA
HISTEROSSONOGRAFIA 
EXAMES FERTILIDADE DO MARIDÃO
MICRODELAÇÃO DO CROMOSSOMO Y
GRUPO SANGUÍNEO
FATOR RH
HTLV I E II ELISA
HIV 1 E 2 AG/AC
VDRL
HBSAG
HCV ANTI IGG
ESPERMOGRAMA COMPLETO E MORFOLOGIA ESTRITA DE KRUGER
CARIÓTIPO DE SANGUE PERIFÉRICO COM BANDEAMENTO G

Desses exames falarei de quatro: a Histerossalpingografia, a dosagem do Hormônio Anti-Mülleriano (AMH), o Espermograma Completo /Morfologia Estrita de Kruger e o Cariótipo.

A temida histerossalpingografia trata-se de um raio-x  realizado com contraste que possibilita avaliar a cavidade uterina e as trompas da paciente, caso seja encontrada alguma alteração o médico pode indicar histeroscopia e laparoscopia diagnósticas para prosseguir a investigação. O exame é efetuado entre o 7º e 11º dia do ciclo menstrual e na clínica em que o realizei tive a indicação de tomar 4 horas antes uma dose de um antibiótico e 1 hora antes dois comprimidos sublinguais para dor. Confesso que fiquei bem "Alice no país das maravilhas" com o remedinho de dor.
Atualmente, qualquer exame que envolva a verificação da minha fertilidade me deixa ansiosa e com a histerossalpingografia não foi diferente. Achei que fosse "morrer" de dor, estava com medo de ter algum problema, dormi muito mal na noite anterior, tive até dor de barriga e na hora do exame, adivinhem? Não senti nada. A verdade é que quem sofre por antecedência sofre duas vezes ou sofre sem necessidade, preciso aprender isso.
Cheguei a chorar durante o exame porque não estava sentindo nada e achei que isso talvez fosse um mau sinal, pois todo mundo falava que eu ia sentir uma dor da porra (ops) para realizá-lo. Pensa nisso! Que despropósito chorar por não sentir dor! Graças a Deus, o resultado do exame deu normal.
Minha médica disse que a clínica na qual fiz o exame utiliza materiais de qualidade e métodos que minimizam e até evitam a dor, por isso foi tão tranquilo. Então, meninas, busquem indicação de bons locais, isso faz toda diferença. 

Já o exame Hormônio Anti-Mülleriano (AMH ou HAM) passou a ser muito solicitado pelas clínicas de fertilização nos últimos anos. É um hormônio fabricado por células do ovário (folículos) e dá uma ideia do número de óvulos existentes nos ovários capazes de serem fertilizados no presente e, para o futuro, a possível longevidade reprodutiva.[1]
Por meio de um ultrassom realizado no início do ciclo meu médico verificou que eu ainda tenho uma quantidade de folículos antrais considerada compatível (boa) com a minha idade, além de apresentar exames hormonais normais. No entanto, pelo o meu AMH foi possível perceber que a reserva ovariana está caindo. Esse papo que os 40 de hoje é os 30 de antes pode até ser verdade em algumas situações, mas no caso da fertilidade isso é uma “balela”. Como sabemos a partir de 35 anos o declínio da fertilidade da mulher é razoável. No meu caso já não é recomendado esperar mais para fazer o tratamento,pois as chances de sucesso se começá-lo agora é considerável. Uma "corrida contra o tempo". E o outro médico querendo que eu tentasse por mais um ano. Aff! 


No próximo post falarei do Espermograma Completo /Morfologia Estrita de Kruger e o cariótipo do meu marido.

* Hoje ao escrever este post decidi contar quantos exames em busca do meu sonho fiz desde o aborto e foram 66 ao todo, fora os exames dermatológicos e os ultrassons. Ainda tem os endócrinos que farei oportunamente. Tudo pelo baby...Vamos que vamos, rumo ao positivo.


e-mail: fivamadurecimentodaalma@gmail.com



[1] http://www.ipgo.com.br/a-perda-da-fertilidade-no-decorrer-da-idade/

9 comentários:

  1. Todo este sacrifício valerá a pena, TUDO PELO BABY!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pati,obrigada pelo carinho. Vamos que vamos...Tudo pelo baby. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oii ptt eu tbm sofri duas vezes na histero kkkkkk estava louca de medo do exame mas não senti nada tbm kkkkkk
    Tá lindo seu blog estou acompanhando bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, algumas vezes sinto-me ansiosa e com a fiv esse sentimento anda me rondando com mais frequência. Aff! Essa vida de tentante é uma montanha russa de emoções, mas vamos que vamos: tudo pelo baby.
      Vc é tentante a quanto tempo?
      Obrigada pelo recado.
      Beijos e fique com Deus! Ptt

      Excluir
  5. Super entendo essa angustia dos exames... Senti e ainda sinto isso.
    Também não senti nada na histerossalpinografia hehe Esse Anti-Mülleriano, não cheguei a fazer.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua fiv vc costuma ter muitos folículos antrais? Respondeu bem as medicações? Qual a sua idade?
      Meu médico atual não costuma pedir esse exame, eles tb conseguem ter a ideia de como está a reserva ovariana com outros exames. O AMH mexe muito com a gente, às vezes é melhor não fazer.

      Excluir
  6. Qual clinica vc fez o exame de histerossalpingografia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, vi no seu perfil que é de SP. Aí tem uma clínica excelente que faz esse exame, chama-se Clínica Chamié Imagem da Mulher com a Dra.Luciana Chamié.
      Pretende fazer quando?
      Beijos

      Excluir